sábado, 20 de agosto de 2011

Ciências : a matemática e a ciência humana.

Matemática
 A matemática não é apenas uma linguagem que usamos , mas sim uma ciência especial, única, abstrata e de raciocínio lógico. A priore a palavra matemática deriva da palavra grega ("mathēmatikós", "apreciador do conhecimento"), além de ser uma das ciências mais antigas. Ela é uma ciência que não precisa das outras ciências, já ao contrario da outras que precisam dela, ou seja, seus axiomas e postulados são independentes dos axiomas e postulados das outras. Assim ela é essencial em muitas, tais como: engenharia, medicina, física, química, biologia, e ciências sociais.

Ciências Humanas
 É uma ciência onde estuda as diferentes formas de existência. Ela estuda o homem como individuo e ser na sociedade, ou seja, tentar compreender o ser humano e a sociedade que o engloba. Nesses estudos analisa a comunicação: seres humanos falam com seres humanos e não com borboletas, pedras..., São racionais, usam a razão, mentem. Como fazem para confiar no que as pessoas falam? Buscam métodos para descobrir a verdade.
 A relação com o sujeito muda a sua avaliação com o sujeito, já sem relação dificulta tal avaliação. Se for pesquisar um sujeito e ele saber que está sendo estudado, ele pode não gostar, além de agir totalmente diferente do que agiria sem ser observado.
 Comparando com borboletas elas são quase idênticas e agem praticamente do mesmo jeito. Já os seres humanos são diferentes e agem diferentes. Estudando um ser não quer dizer que os outros são e agem do mesmo jeito. Eles podem ter diferenças individuais e culturais.

  - Como estudamos os outros?
 Para estudar um sujeito temos que ver suas diferenças culturais : cidade, cultura, sexo, geração, estilo, etnia, classe social, religião, escolaridade...
 Não devemos julgar as diferenças culturais, temos que ter atitude de respeito, pesquisar as diferenças e tentar acostumar com o tempo. Devemos materializar o respeito, pesquisando para tentar diminuir um pouco o choque cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário