terça-feira, 23 de agosto de 2011

Regras da ABNT: citação.

 Suponha que você vai fazer um trabalho na faculdade, e que necessite utilizar um trecho de uma obrar, dando assim uma certa credibilidade para o trabalho. Neste caso a pessoa recorre à citação. Como fazer uma "boa" citação? Utilizando as regras da ABNT veremos. Mas tem que citar e não plagiar.
 Segundo as regras, possui três tipos de citação: Direta, Indireta e Citação de citação.

  • Citação direta: é uma copia de uma parte do texto, frase, paragrafo, expressão, usando exatamente as mesmas palavras do autor da obra. Usando termos como: segundo, de acordo com, afirma, relata, conceitua, descreve etc., Citando e referenciando: a chamada pelo nome do autor, quando feita no final da citação, deve apresentar-se entre parênteses, contendo o sobrenome do autor em letra maiúscula, seguido pelo ano de publicação e página em que o texto se encontra.
  • Citação indireta:
     Depois de ler um artigo, você chegou a uma conclusão semelhante a do autor consultado. Mas por algum motivo pessoal, você não tem interesse em usar as mesmas palavras e exatamente a mesma estrutura que encontrou no artigo em questão. Nesse caso, você fará uma citação indireta, já que o seu texto teve como base uma obra consultada.
     Seguindo o mesmo formato de apresentação da citação direta, a indireta também deve conter o autor da frase citada, bem como o ano da publicação do artigo/livro. Apresentar a página em que o conteúdo se encontra é opcional.
  • Citação de citação: Como o próprio termo leva a entender, você fará uma citação de um conteúdo que foi citado na obra que você está consultando. Esse tipo de citação é recomendado em último caso, já que o correto é tentar localizar a fonte original. Segue a mesma formatação quanto a referência do sobrenome do autor (no início ou no final da frase). Lembre-se de usar esse tipo de citação com cautela, para não fazer um trabalho do tipo “fofoca”, no qual você apenas copia algum conteúdo que, na verdade, já foi copiado.

 Os erros que não pode acontecer numa citação:
- Alinhar citações sem dialogar com elas;
- Concordar sistematicamente com todos os autores citados;
- Ocupar a maior parte do espaço com citação;
- Abusar de citação de citação ( em artigo, monografia, dissertação e tese)


Observação: devemos citar e não plagiar.

Leia mais em: http://www.habitus.ifcs.ufrj.br/pdf/abntnbr6023.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário